SEMANA DE ARTES

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

Parabéns alunos dos 2º anos e professora Fernanda Martins pelos lindos trabalhos. 
                                                        
                                                      TRAÇADO INDÍGENA

 
                           




                                                                      POP ART




É NOTÍCIA...

 Orientadora: Profª Denise Ribeiro
A aluna Beatriz Brito da turma 3007 ganhou o concurso desafio Atitude Rock in Rio. Sua redação foi publicada no Extra desse domingo, 23/08/15, haja vista que ela ganhou o primeiríssimo lugar.
Veja o link da publicação.
Clodomiro agora é notícia em todo o estado.




Parabéns aluna e Professora.

JARDIM BOTÂNICO

12/08/2015

"Outro dia, escrevi que a escola não se limita apenas ao espaço físico denominado “escola”. Não! A escola é mais que isso. Ela perpassa seus muros, num diálogo constante com a música, a escultura, a dança, o teatro e, principalmente, com o ser humano. Se não for assim, não é escola. Dessa forma, no dia de hoje, fizemos uma trilha nas memórias do Jardim Botânico no Rio. As espécies botânicas, as construções de 1576, o orquidário, o bromeliário, a vitória-régia e toda a biodiversidade desse lugar, certamente, irão cristalizar um caminho de buscas no campo da ciência. O meu agradecimento aos professores Maria de Fátima Leal,Cláudia E. T. Valente, Carla Gomes Maia, Denise Uchôa, Leandro Siqueira e Mariléia, pois nada seria possível sem a iniciativa e apoio desses amigos."

Norma Sueli.

 

Bullying

  RELATÓRIO DAS AULAS MINISTRADAS PELA PROF.ª DENISE RIBEIRO  PARA OS ALUNOS   DAS TURMAS 3005 FG, 3006 FG E 3007 DO C E CLODOMIRO VASCONCELOS 1º e 2º BIMESTRES DE 2015 - BULLYING E CYBERBULLYING

TODOS CONTRA O BULLYING E O CYBERBULLYING

             Inicialmente, a Prof.ª Denise Ribeiro, que leciona Prod. Textual para os alunos das turmas FG 3005, FG 3006 e FG 3007, dividiu a turma em grupos e solicitou aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre o bullying e o cyberbullying em sites e blogs, observassem quais as principais características desse comportamento, o perfil das pessoas envolvidas e a frequência com que isso ocorre nas escolas.  Depois de realizarem a pesquisa, cada grupo ficou com a missão de criar um panfleto que tivesse como alvo o combate a essas práticas. Para a confecção do panfleto os discentes deveriam escolher imagens que causassem impacto no público-alvo. Como o objetivo era expor os panfletos em murais, foi solicitado aos alunos que os  produzissem em tamanho ampliado.
          A fim de levar os alunos a uma maior conscientização sobre o tema, a professora passou também para eles no Teleposto da escola o filme “Silêncio rompido”, que deixou a todos atentos do princípio ao fim. Esse filme relata a história de uma jovem chamada Dina Van Cleve que comete suicídio por não aguentar mais o bullying pelo qual sofria na escola, levando todos à reflexão dos males que tais atos podem causar às pessoas que passam por esse problema. Depois de assistirem ao filme, a professora solicitou que os alunos produzissem ainda uma resenha crítica sobre o tema.
          Através das resenhas críticas confeccionadas pelos discentes foi possível perceber que eles chegaram à conclusão de que quem sofre bullying precisa pedir ajuda, e ainda, que quem presencia tais atitudes e nada faz torna-se cúmplice de tal crueldade.
          A culminância desse projeto se deu com a confecção de três murais onde foram expostos os panfletos que foram  produzidos pelos educandos.
          Cabe mencionar, que essas atividades tiveram como objetivo principal fazer com que os alunos tivessem a percepção de quanto o bullying e o cyberbullying são terríveis e que não devemos permitir que tais atos façam parte de nosso cotidiano escolar e da nossa vida pessoal.
          Assim sendo, os alunos das turmas FG 3005, FG 3006 e FG 3007 levaram a toda escola uma mensagem importante que se resume em: “NÃO AO BULLYING!”




             












                                                         

O QUE "ROLA" NO COLÉGIO...

O QUE "ROLA" NO COLÉGIO...
 *PROJETO DE LEITURA - Culminância 24 de junho de 2015

* SISMÉDIO - Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio.

*CECIERJ - Pré- Vestibular Social.

*SITE ENEM - .http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem.

*RIOCARD - Aluno - Necessário : Nº de matrícula.



Solicitação pelo site: www.riocard.com
Resultado de imagem para sismedio
Resultado de imagem para cecierj




Resultado de imagem para enem

                                     
 Resultado de imagem para viajando na leitura VIAJANDO NA LEITURA

               

VISITAÇÃO A ALERJ


Uma aula de história inesquecível!

"Queremos atividades escolares vivas, associadas ao interesse e ao profundo devir das crianças, que sejam muito mais do que um jogo ou um passatempo, que sejam um trabalho autêntico, fruto de uma necessidade, que se veja que é útil, ao qual uma pessoa se entrega de todo o coração e que, por todos esses motivos, se torna um poderoso gerador de dinamismo e de proveito pedagógico" (Freinet)

Os alunos puderam "passear" pela História do Brasil: desde o seu período colonial até a um passado mais recente, como a Ditadura Militar e a Nova República.
Foi gratificante ver os alunos mergulhando no conhecimento histórico da nossa sociedade e se desenvolvendo como cidadãos críticos a medida que puderam presenciar uma audiência pública dos nossos deputados. Puderam sentir que fazem parte desse processo democrático.

Parabéns professores Marta de Azevedo Ferreira acompanhada das Profºª Denise Rybeiro, Mª Angélica e José Dias pela iniciativa de ter proporcionado aos nossos alunos um conhecimento em loco de toda arquitetura da ALERJ, assim como sua história e funcionamento. Muito bom esse trabalho de campo, além dos muros do Colégio.