SEMANA DA ARTE

A professora Fernanda Martins iniciou a Semana da Arte com as turmas mostrando os elementos visuais: cores primárias, secundárias, frias, quentes, formas geométricas e simetria. Revisou essa parte pois era preciso que eles se familiarizassem com questões básicas das artes visuais. Assim Criaram mandalas para reunir todas essas questões estudadas.
Depois de acordo com o currículo mínimo, falou sobre o grafite, seus artistas e contexto histórico. Mostrou alguns vídeos que destacam o descaso do poder público com essa expressão artista que hoje em dia é considerada arte.
 Vídeo sobre os grafiteiro "os gêmeos" (https://www.youtube.com/watch?v=aIGYh-B0oy0) . 
Discutiram sobre a diferença entre pichação e o grafite e de como o grafiteiro é visto hoje na sociedade.

Depois aprenderam sobre a técnica de Stencil, usaram tinta para aplicação. Trabalharam também com criação de letras com formas geométricas. Solicitou aos alunos que já grafitam, fazerem em casa algum trabalho e com o material cedido pela escola (telas) aplicaram a técnica de stencil com formas simples criadas em acetato pelos próprios alunos.






Mural Conhecendo a  História da Arte-  Profª Elizabeth Lopes, alunas Licíla, Kethlem e alunos do Curso de FG.

A arte constitui uma forma ancestral de manifestação e sua apreciação pode ser cultivada por intermédio de oportunidades educativas. Quem conhece arte amplia sua participação como cidadão, pois pode compartilhar um modo de interação único no meio cultural. A participação na cultura, depende da capacidade de desfrutar das criações artísticas e estéticas cabendo à escola, garantir a educação em arte para que seu estudo não fique reduzido apenas à experiência cotidiana.

O trabalho realizado tem como objetivos:

* Compreender as diferentes imagens e as relações existentes entre as produções artísticas e as transformações culturais através da história da arte;

* Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.










I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA





A BG Brasil, empresa de energia de origem inglesa, abriu as inscrições para o seu I Prêmio de Educação Científica. A iniciativa foi lançada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Victor Civita. 

O objetivo da premiação é valorizar e estimular o trabalho de professores que atuam nas áreas das ciências, ao divulgar boas práticas e projetos científicos realizados por eles, fomentando o interesse dos alunos pelas práticas científicas. Assim, busca-se, também, identificar e valorizar a atuação do docente. 

Podem se inscrever professores do Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro das disciplinas de biologia, física e Química, em efetiva regência na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Os três melhores projetos inscritos ganharão uma viagem educacional de oito dias a Londres, na Inglaterra, com as despesas cobertas pela BG Brasil.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro. 

Para conferir o regulamento e fazer sua inscrição, acesse o site do prêmio
(Ascom ABC)


EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta é a turma CN 1002 onde a Profª Rose Ximenes dá aula de DEI. Nas fotos abaixo apresenta alunos em trabalho de grupo criando brinquedos para estimular as funções da Educação Infantil na perspectiva do Educar e do Cuidar (Habilidade do Currículo Mínimo do 2º bimestre - reposição)








                     CN 1004 Atividade do Laboratório Pedagógico de Brinquedoteca -
"Descobrindo a Importância do Brinquedo no Processo de Desenvolvimento Cognitivo do Educando" - Trabalho em grupo: "a importância do lúdico como forma de diminuir os espaços de violência escolar e como facilitador das relações interpessoais e de aprendizagem" (Habilidade do Currículo Mínimo do 3º bimestre)






GRÊMIO ESTUDANTIL - SEMPRE PRESENTE

O Grêmio Estudantil representado pelo aluno Bruno, nos ajudou na divulgação das aulas de reforço do Colégio e ele mesmo confeccionou os folders para tal. Parabéns Bruno, sua ajuda é muito bem vinda.

INFORMES:
  • As Aulas de reforço tem dias variados, pois são marcadas no contra turno dos alunos.
  • O Professor Carlos Mauricio ministra suas aulas e Matemáticas na 2ª feira as 10h40
  • As aulas de reforço são obrigatórias para os alunos com notas inferiores a média , ou seja, (5,0)

Comissão de Comunicação
Grêmio Estudantil do C. E. Clodomiro Vasconcelos 
Gestão Administrativa 2014
Folheto confeccionado por Bruno Welington (FG 3003)

A/C Bruno Welington da Silva Gomes 
Skype: brunowelington




UM OLHAR DIFERENTE


A profª Denise Ribeiro fez uma roda de leitura essa semana (06/08/2014)  com duas turmas CN (2003 e 2004). E estão lendo o livro "A corrente da vida". 

O objetivo é levar os alunos a perceberem o mundo mágico que se esconde dentro dos livros, e ainda, trabalhar temas como Doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e o preconceito. 
Sinopse do livro:

"O livro narra a história de Raquel, uma estudante que se aflige ao descobrir que em sua escola existe um estudante, Nel, que é portador do vírus HIV e em quem a AIDS já se manifestou. Ela e um amigo, Marcelo, resolvem ajudar o colega a lutar contra o preconceito, a discriminação e a desinformação, e assim tentando garantir o seu direito de viver em sociedade."


Como diz Augusto Cury:

“A sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação. A educação deve ser participativa. [...] Os educadores são escultores da emoção.” 
“Eduquem olhando nos olhos, eduquem com gestos: eles falam tanto quanto as palavras. Sentar em forma de U ou em círculo aquieta o pensamento, melhora a concentração, diminui a ansiedade dos alunos. O clima da classe fica agradável e a interação social dá um grande salto.”. 

Parabéns alunos e professora realmente trata-se de uma aula bastante atrativa.



AULA ATRATIVA

A PROFª DE GEOGRAFIA RITA COM UM GRUPO ALUNOS DA TURMA FG 3002, ACOMPANHADOS DA AGENTE DE LEITURA CLÁUDIA VALENTE, ESTIVERAM NA 2ª FEIRA 11/08/2014 VISITANDO A CASA DE CULTURA E TAMBÉM A BIBLIOTECA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS EM ITAGUAÍ-RJ. FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS E PUDEMOS VER TAMBÉM OS ARTESANATOS DAS ARTESÃS ITAGUAENSES, UMA AULA DE DECOUPAGE E TAMBÉM UMA AULA AO AR LIVRE COM O RESPONSÁVEL PELA CASA DE CULTURA WASHINGTON QUE NOS INFORMOU SOBRE A UTILIZAÇÃO DA REDE FERROVIÁRIA NO MUNICÍPIO DESDE A FUNDAÇÃO E NOS PRESENTEOU COM UM LIVRO ONDE HÁ A COLETÂNEA DA HISTÓRIA DE ITAGUAÍ. MUITO AGRADÁVEL ESTA AULA PASSEIO. FEZ TODA A DIFERENÇA.














FAZER PEDAGÓGICO ATRATIVO


A profª Denise Ribeiro- Língua Portuguesa, tem um grupo fechado no face com os alunos onde passa as informações da escola e compartilha materiais pertinentes à Língua Portuguesa e à Literatura. Como é um grupo fechado, só podem entrar alunos da turma e do Colégio Clodomiro. 
Os links são:

https://www.facebook.com/groups/1476991732540925/  - LP Clodo 2003CN
https://www.facebook.com/#!/groups/687912887924676/  -    LP Clodo 2004CN 
https://www.facebook.com/#!/groups/265605690314432/   -  LP Clodo 1004CN

Informação do grupo no face:

"ESTE GRUPO DESTINA-SE A TODOS OS ALUNOS DA TURMA _________ DO C E CLODOMIRO VASCONCELOS. ANO: 2014...
AQUI COMPARTILHAREMOS ATIVIDADES E INFORMAÇÕES PERTINENTES À LÍNGUA PORTUGUESA E À LITERATURA. SEJAM BEM-VINDOS!"
 

Denise Ribeiro

Parabéns professora pela atitude pois a questão do fazer pedagógico tem sido bastante discutido pelos educadores preocupados, sensíveis e comprometidos com a promoção expressiva dos seus alunos, na perspectiva de favorecer o surgimento de atores autônomos, críticos e criativos na sociedade local e planetária. Segundo FREIRE (1996, p.45) “o que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança do medo que, ao ser educado, vai gerando a coragem”. A coragem do uso social do conhecimento como mecanismo de (re)construção do meio e dos pensamentos que fazem emergir uma sociedade diferente, fomentadora das necessidades mais urgentes de seus partícipes.