PROJETO DA SEEDUC - OJE

Sobre a OJE O que é a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação? A OJE é um projeto especial da Secretaria de Educação de Pernambuco voltado para o aproveitamento educacional do potencial dos jogos digitais. Através da OJE, jovens do ensino médio e fundamental (8º e 9º anos) participam, sob a orientação de seus professores, de divertidos jogos on-line nos quais são trabalhados conteúdos específicos de cada nível de ensino. O que os alunos ganham participando da OJE? Os alunos têm uma oportunidade de usar positivamente a internet e o ambiente dos jogos eletrônicos, promovendo a integração e colaboração através do trabalho em equipe, a competitividade sadia e o incentivo à pesquisa de conteúdos relevantes. Além disso, alunos e professores vencedores ganham prêmios especiais como consoles de games, notebooks, TVs, entre outros. O que a escola e o professor ganham participando da OJE? A escola ganha por envolver alunos e professores em um projeto diferenciado, de alto impacto e visibilidade, estreitando a relação entre o corpo docente e discente. Já o professor ganha por poder conduzir os jovens de forma adequada, aproximando-se dos alunos em seu próprio meio digital - sobre o qual geralmente nem a escola nem a família tem os controles necessários. E como funciona a OJE? A mecânica da OJE é muito simples. No início do semestre, alunos e professores se mobilizam para formar equipes e realizar as inscrições no site do projeto. Cada equipe precisa ter entre 4 e 6 integrantes, incluindo um capitão; mais um professor aliado. Depois é só começar a jogar os diversos games disponíveis, como o IMUNO, por exemplo, que aborda conteúdo ligado à biologia; ou o RIO LIMPO, inspirado na temática do meio ambiente. No decorrer dos jogos vão surgindo questões (enigmas) elaboradas no padrão do ENEM, incentivando os alunos a pesquisar mais sobre variados temas. Ao fim de um período de tempo entre três e cinco meses, as equipes que fizeram mais pontos entre todas as escolas, separadas por nível médio e fundamental, disputam a grande final. Esse evento pode ser on-line ou presencial, a critério da Secretaria de Educação de Pernambuco. O que a escola precisa fazer para participar da OJE? Existe um conjunto de ações simples da gestão escolar no apoio a seus alunos e professores interessados: * · Falar do projeto nas reuniões pedagógicas. * · Fazer uso dos canais institucionais (quadros de aviso, mailing, etc) para divulgar o projeto. * · Incentivar alunos e professores a se inscreverem. * · Divulgar nas salas de aula, destacando os principais aspectos do projeto. * · Receber os promotores do projeto, facilitando o acesso destes aos alunos e aos laboratórios. * · Disponibilizar os laboratórios de informática para os alunos acessarem o ambiente de jogo. Como surgiu a OJE? A OJE é uma iniciativa pioneira da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital. Desde 2008, o projeto cresce e já foi adotado pelo estado do Rio de Janeiro. Quais são as bases conceituais da OJE? A concepção de conhecimento na escolha e organização dos conteúdos da OJE tem como base a colaboração, complementaridade e integração entre as disciplinas presentes nas propostas curriculares das escolas de ensino médio e fundamental (8º e 9º anos) do estado. Os conteúdos contemplam o aluno na fase de desenvolvimento cognitivo correspondente ao ensino médio e fundamental (8ª e 9ª anos) e considera como referências norteadoras o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir das competências gerais, a relação de conteúdos construída fornece indicações do que se pretende valorizar nessa Olimpíada, servindo de orientação para a elaboração de questões (enigmas) das diferentes áreas do conhecimento. Busca-se, dessa maneira, verificar como o conhecimento construído pode ser efetivado pelo participante por meio da demonstração de sua autonomia de julgamento e de ação; de atitudes, valores e procedimentos diante de situações-problema que se aproximem o máximo possível das condições reais de convívio social e de trabalho individual e coletivo.

NÚCLEO DE CULTURA INFORMA

O NÚCLEO DE CULTURA INAUGURA SUAS ATIVIDADES COM O ESPETÁCULO " O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO" DE EDUARDO BAKR, BASEADO NO CONTO DE JOÃO DO RIO. A ENTRADA SERÁ GRATUITA E A PEÇA ACONTECERÁ NA QUADRA DO C.E.CLODOMIRO VASCONCELOS COM INÍCIO ÀS 18:00 H.DIA 17/08/2010 NÃO PERCAM!!! COORDENADORA DO NÚCLEO DE CULTURA.